Sempre à frente: A inovação como receita.

A Gulf logo se tornou conhecida por arriscar, inovar e vencer. Spindletop representou isso: quando todos ainda concentravam a atividade petrolífera norte-americana na Pensilvânia do Coronel Drake, os pioneiros fundadores da Gulf foram apostar no Texas.Este ritmo de riscos e sucessos repetiu-se ao longo de toda sua história. A Gulf foi a primeira empresa a realizar a perfuração de um poço sobre lâmina d’água, em 1910. Foi a criadora do primeiro processo de craqueamento catalítico comercialmente viável, em 1918, o que inaugurou uma nova era no refino mundial.

A Gulf foi a primeira marca de combustíveis a se preocupar prioritariamente com o conforto e atendimento direto ao consumidor final. Em 1913, inaugurou o primeiro posto de gasolina da história, em Pittsburgh, Pensilvânia. Até então, o que havia era o suprimento em tonéis para entrega a domicílio ou a compra em armazéns; ou ainda algumas bombas primitivas situadas junto à parede de estabelecimentos comerciais em plena rua. Desde 1917, a Gulf já produzia e distribuía aos seus clientes mapas rodoviários locais e brindes promocionais da marca.

Posteriormente a companhia inovou na utilização de técnicas de levantamentos aero-sísmicos no Mar do Norte, que vieram a contribuir na localização de submarinos durante a Segunda Grande Guerra, e inaugurou as operações mundiais de exploração comercial de urânio.

Em 1923, uma refinaria Gulf em Port Arthur (Texas), inovou os processos de processamento e produção combinada de etileno e isoctil-alcool, um marco do desenvolvimento da indústria petroquímica. Dois anos mais tarde, a Gulf lança o  – Gulf Pride –  que se tornaria referência no mercado mundial de lubrificantes.

Nos anos 60 e 70, a Gulf foi pioneira nas descobertas de petróleo e gás natural na Nigéria, Angola (Cabinda), Colombia, Equador e Bolívia. Em 1968, o então maior super-petroleiro do mundo, Universe Ireland de 312,000 dwt foi inaugurado para servir a Gulf. Nos anos 70, a joint venture Gulf-Goodrich Chemicals foi pioneira na produção de borrachas sintéticas a partir de derivados de petróleo. Foi também a única empresa de petróleo a possuir postos revendedores em todos os estados americanos e canadenses desde 1966.

Hoje em dia, o fator inovação continua presente no dia-a-dia da Gulf, através dos laboratórios de formulação de lubrificantes, aditivos e combustíveis e do lançamento de produtos pioneiros como o  – Gulf GNC Formula – , apropriado para automóveis movidos a gás natural veicular comprimido (GNV) e o  – Gulf MotorFlex – , em desenvolvimento pela Gulf Brasil, para utilização específica em motores flex (gasolina/álcool).